Blog

Cuidados e Manutenção em Moldes de Injeção

Cuidados e manutenção em moldes de injeção

Cuidados e Manutenção em Moldes de Injeção – É fato que os moldes de injeção estão sempre operando em condições classificadas como difíceis e por conta disso, esses moldes podem sofrer com peças quebras ou danos em suas placas.

 

Isso acontece, porque esses modelos de injeção trabalham sempre em elevada pressão, porque a temperatura muda de forma constante e eles sofrem, pois são submetidos a diferentes esforços como: compressão, flexão, impacto e tração.

 

Devido a tantos problemas que impactam a vida útil dos moldes de injeção faz-se necessário que alguns cuidados sejam tomados a fim de que a durabilidade dessas peças aumente. Os cuidados e manutenção em moldes de injeção precisam de total atenção, pois o aumento da vida útil deles significa economia para a empresa.

 

Infelizmente, porém os cuidados e manutenção em moldes de injeção não são levados a sério como deveriam ser e, por isso, as revisões não são feitas dentro do prazo recomendado. Essa falta de cuidado quanto a manutenção traz uma falsa sensação de economia, porém isso não é verdade, porque quando os moldes de injeção quebram, os prejuízos são devastadores.

 

Quando os cuidados e manutenção em moldes de injeção começam?

 

Essa pergunta é respondida ainda quando o molde está sendo construído, pois a escolha de aços de qualidade, os tratamentos adequados e cuidado em seguir as tolerâncias rigorosas impactam diretamente na qualidade dessa peça.

 

Conforme o ritmo de trabalho aumenta, maior devem ser os cuidados e manutenção em moldes de injeção, porque eles devem ser mantidos lubrificados de tal forma que a condensação não os estrague motivados pelas variações de temperatura.

 

Para obter equipamentos que deem resultados satisfatórios, a empresa que fabrica os moldes de injeção precisa fazer um projeto que seja capaz de dar um bom balanço térmico a peça a fim de que ela trabalhe mesmo com tolerâncias rigorosas.

 

O molde que é instalado nas máquinas injetoras precisa sempre ter todos os pontos lubrificados, pois tal atitude evita os danos que são oriundos da condensação que aparece por conta da elevada temperatura das resinas e das operações que atuam para promover o resfriamento.

 

Um molde que trabalha dia após dia pelo menos oito horas, precisa passar por uma revisão classificada como completa a cada seis meses, podendo ser tanto nas fábricas que utilizam os moldes de injeção quanto nas ferramentarias especializadas.

 

Porém, esse cuidado não basta, dia após dia, os cuidados e manutenção em moldes de injeção devem acontecer, assim como se necessário, a substituição de buchas guias, colunas, anéis de vedação, centralizadores, canais de refrigeração, pinos de extração, parafusos e demais componentes.

 

Os moldes de injeção que contam com câmaras devem ter suas resistências, termopares, torpedos e módulos controladores de temperatura revisados com periodicidade a ser definida de acordo com a criticidade do processo, materiais e aplicação.

 

Contudo, tais cuidados valem a pena, principalmente para quem não quer ver a sua linha de produção parada, por não ter efetuado a manutenção em moldes de injeção nos períodos e aplicações corretas.

 

Cuidados e manutenção em moldes de injeção

Confira nossos processos e produtos:

 

Produtos

Moldes de Injeção

Moldes de Sopro

Moldes de Termoformagem

Moldes de Rotomoldagem

Moldes para Injeção de Poliuretano

Protótipos de Moldes

Moldes para Fundição

 

 

Processos

Processo de Sopro de Peças Plásticas

Processo de Injeção de Peças Plásticas

Processo de Rotomoldagem de Peças Plásticas

Processo de Termoformagem de Peças Plásticas