Moldes de Rotomoldagem
Moldes de Rotomodelagem – O processo de rotomoldagem é muito utilizado para confecção de peças ocas e de grande porte. A resina plástica é inserida no interior do molde em forma de pó, na dosagem adequada de acordo com o peso do produto. O molde é aquecido no forno da máquina e inicia um movimento de rotação e translação, distribuindo de forma homogênea a massa plástica na cavidade do molde. Concluída esta etapa chamada de moldagem, inicia a etapa de resfriamento que geralmente se dá com aplicação de ventilação forçada, até a solidificação do material plástico na cavidade. O molde é aberto, o produto é retirado e são efetuados acabamentos como: furação, recorte, usinagem, montagem de componentes e demais operações de acabamento aplicáveis a cada produto.
Os moldes de rotomoldagem são geralmente confeccionados em chapas de aço carbono ou em alumínio. Os moldes em chapas de aço carbono são confeccionados de forma artesanal, aplicando-se processos de corte, dobra, conformação, solda, entre outras. Os moldes de alumínio, podem ser confeccionados partindo-se de um bloco de alumínio laminado, que passa por um processo de usinagem e posterior acabamento, o molde também pode ser confeccionado em alumínio fundido, que pode ter seu acabamento somente lixado ou usinado e posteriormente lixado.
A IBT Moldes tem como foco a fabricação de moldes de alumínio fundido ou laminado, usinados em equipamento CNC e que atendam aos mais rigorosos requisitos de forma e acabamento superficial.