Blog

Como fazer a manutenção de aço inox

Como fazer a manutenção de aço inox

Aprender como fazer a manutenção de aço inox é importante para todas as empresas ou pessoas que tenham esse material em seus domínios. Isso inclui, claro, saber do que é feito o aço inox, como ele reage a certos materiais e de que forma mantê-lo limpo e conservado por mais tempo. Para quem investe nele como uma alternativa de longo prazo a materiais mais poluentes como o plástico, esse conhecimento é vital.

Uma das características mais interessantes do aço inox é que ele é 100% reciclável, o que faz dele uma opção amigável ao ambiente, ao contrário do já citado plástico e de outros compostos específicos. Além disso, ele é bonito e eficaz na sua função, tornando-se aceito em praticamente todos os países do mundo e em lugares onde é necessário ter um cuidado de alto nível, como hospitais e laboratórios.

 

Quer saber como fazer a manutenção de aço inox? Então siga a leitura do artigo abaixo!

 

Como fazer a manutenção de aço inox em 5 passos

 

1. Saiba o que nunca usar no aço inox

 

O aço inox é um material muito resistente e com excelente capacidade para aguentar altas ou baixas temperaturas, bem como resistência a impactos. No entanto, é fato que existem alguns materiais que não devem entrar em contato com a sua superfície, pois o resultado pode ser desastroso, danificando a estrutura do aço e causando danos sérios para quem usar. Um desses materiais é o ácido clorídrico, também chamado de ácido muriático.

 

Outro material de limpeza que deve ser evitado são os alvejantes, já que eles são produtos clorados que vão prejudicar o inox. Mais um exemplo são os polidores de prataria, uma vez que são abrasivos e vão arranhar a superfície do aço inox. Por fim, evite também usar buchas abrasivas, como as palhas de aço que compramos no mercado. Além de arranhar a superfície do aço inox, elas ainda criarão um depósito de aço carbono no material, o que iniciará um processo de corrosão.

 

2. Evite manchas d’água com um pano seco

 

Quando lavamos a superfície de aço inox, é comum acabar ficando um pouquinho de água ali para secar naturalmente. No entanto, essa ação é prejudicial pois forma manchas d’água no inox, o que dá um aspecto feio para o material.

 

A melhor maneira de evitar isso é usar um pano seco e macio (sem o risco de arranhar o inox) para secar bem a superfície depois de limpá-la. Isso ajudará a evitar todas as manchas e tornará o seu aço inox mais brilhante, bonito e conservado.

 

3. Tenha um polidor de metal ou de pintura automotiva

 

Eventualmente, você precisará lidar com sujeiras um pouco mais abrangentes no seu aço inox. Elas serão mais resistentes e, em alguns casos, pode ser até que você sequer saiba de onde elas vieram ou do que são feitas. Na hora de lidar com a sujeira mais pesada e resistente, a sua solução principal deve ser usar um polidor de metal ou para pinturas automotivas.

 

Esse produto foi feito justamente para eliminar riscos e sujeiras mais fortes da lataria dos carros. Portanto, você pode usá-lo na sua superfície de aço inox para conseguir remover também as sujeiras mais pesadas e resistentes. Talvez seja necessário esfregar com um pouco mais de força do que o normal para poder lidar com esses problemas, mas lembre-se de não usar uma palha de aço para evitar riscar a superfície.

 

4. Não use facas ou raspadores para tirar vestígios

 

Além da palha de aço, você também deve evitar usar facas ou raspadores para tirar os vestígios de sujeira que ficam na superfície do aço inox. Isso é especialmente verdadeiro no uso do inox em ambientes de comida, já que é normal que acabe ficando preso no material algum resto de alimento.

Caso você não consiga tirar com a limpeza normal, jogue um pouco de água quente para tentar soltar a sujeira da superfície. Ao fazer isso, você ajuda a evitar arranhões no inox.

 

5. A limpeza cotidiana deve ser feita com detergente

 

Por fim, lembre-se de ter uma rotina de limpeza cotidiana simples com o aço inox. Uma das vantagens dele é que você não precisa fazer uma limpeza muito profunda pois o material não acumula tanta sujeira assim, nem absorve líquidos.

Assim, basta uma limpeza com água, um detergente suave ou neutro e uma esponja nova e limpa, usando sempre a parte macia e nunca a abrasiva.

Pronto! Agora você já sabe como fazer a manutenção de aço inox. Deu para ver que o trabalho básico, ou seja, aquela ação do dia a dia, é bem simples. Basta limpar com detergente e água limpa. No máximo, comprar um produto específico para inox, caso você encontre no mercado. Já para certos tipos específicos de problemas, vale a pena usar técnicas e recursos mais específicos.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião!