Blog

Processo de moldagem de peças plásticas por sopro

moldagem de peças plásticas

A moldagem de peças plásticas por sopro pode ser considerada como um dos processos mais difíceis de serem feitos, pois é preciso combinar a extrusão que deve ser feita do funil até o molde com o processo de formação da peça quando ela ainda está dentro do molde, atendendo as necessidades do cliente e seu mercado industrial.

 

Esse procedimento é muito empregado na construção de peças ocas como bombonas e garrafas.

 

Todo esse trabalho não é algo fácil de ser feito, pois requer uma fluidez especifica e isso é só encontrado com um certo limite nos termoplásticos empregados e onde fica mais fácil encontrar esses requisitos são: PEAD, PVC e PP.

 

Como funciona o processo de moldagem de peças plásticos por sopro?

 

Para dar início ao processo de moldagem de peças plásticas por sopro, o plástico moído ou granulado é colocado diretamente no funil da máquina. O primeiro processo, classificado como normal, é a extrusão. Nele, todo o conteúdo será transportado até uma rosca utilizando um cilindro.

 

Nessa primeira etapa, ele passa a ser fundido devido ao calor e o atrito a que é submetido juntamente com a ação das resistências elétricas que são fixas na parte de fora do cilindro.

 

Quando o plástico granulado passa pela matriz da unidade extrusora, todo o material é transformado em uma mangueira que é conhecida como parison.

 

Diante disso, o molde se fecha sobre essa mangueira e ela é cortada antes mesmo de ser colocado um bico de ar no parison para que ele seja soprado e tome a forma do molde que se quer. A peça plástica então é resfriada e o molde é aberto e a peça produzida é retirada.

 

Vantagem na utilização da moldagem de peças plásticas por sopro

 

Uma das vantagens de recorrer a moldagem de peças plásticas por sopro está no fato desse recurso ser considerado como tendo ferramentais mais baratos para algumas geometrias de produtos quando comparado ao processo de injeção.

Isso, porque o molde de peças plásticas por sopro, não requer na maioria dos casos não requer tantos mecanismos e ele pode ser construído com, alumínio ou ligas de cobre e aço.

É importante salientar que dentro do processo de moldagem de peças plásticas por sopro existem muitas variantes quanto ao procedimento de sopro comum que é chamado de: injeção-sopro.

A máquina que realiza a injeção-sopro conta com um molde de injeção e outro de sopro. Ela é mais usada para produzir frascos ou garrafas pets, porque ela fabrica peças que não ficam com rebarbas.

 

Moldagem de Peças Plásticas por Sopro é com a IBT Plásticos

 

Em busca de uma empresa que atue com moldagem de peças plásticos por sopro? A IBT Plásticos trabalha nesse ramo há 15 anos fabricando peças para o setor automotivo, de eletrodomésticos, construção civil, agrícola e muitos outros.

Para saber mais sobre os nossos produtos e/ou serviços é só entrar em contato. Nossa equipe está pronta para tirar todas as suas dúvidas!

 

Confira nossos processos e produtos:

 

Produtos

Moldes de Injeção

Moldes de Sopro

Moldes de Termoformagem

Moldes de Rotomoldagem

Moldes para Injeção de Poliuretano

Protótipos de Moldes

Moldes para Fundição

 

 

Processos

Processo de Sopro de Peças Plásticas

Processo de Injeção de Peças Plásticas

Processo de Rotomoldagem de Peças Plásticas

Processo de Termoformagem de Peças Plásticas