Blog

Moldes para Vaccun Forming

Moldes para Vaccun Forming

Moldes para Vaccun Forming – O vaccum forming está presente no nosso cotidiano, sem que sequer percebamos, pois é um processo utilizado para produzir copos descartáveis, forminhas de gelo, gavetas e painéis de geladeira, cubas de pia plásticas, carenagens entre outros. Existe bastante liberdade quanto aos formatos e tamanhos das peças a serem produzidas. No mercado existem matérias-primas / chapas em diversas cores, espessuras e texturas.

O que é Vacuum Forming?

Vacuum forming, que traduzido em português significa “formação a vácuo”. É um processo industrial de moldagem de plástico baseado no que se denomina termoforming (termoformagem). Esta tecnologia consiste na moldagem de uma chapa plástica em que primeiramente efetua-se o aquecimento até o ponto de amolecimento e posteriormente aplica-se vácuo na superfície do molde, fazendo com que a chapa copie sua geometria.

A fabricação do material plástico através do processo de Vacuum Forming é feito com o aquecimento do plástico para que o mesmo possa tomar a forma do molde, após o resfriamento, o material é colocado para recorte e em seguida para os acabamentos finais.

Vantagens do Vacuum-forming:

  • Substituição de matérias primas como fibra de vidro, madeira, metal,
  • Criação de protótipos exclusivos em pouco tempo.
  • Excelente custo / benefício
  • Peças e componentes personalizados
  • Matéria-prima reciclável
  • Moldes mais baratos se comparado ao processo de injeção
  • Possibilidade de moldagem de peças com espessuras muito finas

Os materiais plásticos mais utilizados para confecção de peças são Poliestireno, ABS, Polipropileno, PET, PVC, entre outros, bastante encontrados na fabricação de embalagens, carenagens e até grandes objetos como consoles, pára-choques e painéis nas mais diversas espessuras.

Moldes para Vaccun FormingMoldes Vaccun Forming