Blog

Vacuum Forming

Vacuum Forming

Vacuum Forming – Traduzido para o português, “formação à vácuo” , é o processo industrial de moldagem de material plástico. Este processo consiste na formação de uma chapa plástica, moldagem auxiliada por vácuo recorte posterior, podendo produzir  quantidades grandes ou pequenas. Os moldes usados para a criação das peças plásticas em Vacum Forming são geralmente mais baratos se comparados a outros processos e demandam menos tempo para sua construção.

 

As peças produzidas através do processo de vacum forming  vem sendo cada vez mais usadas também para substituir materiais que possuem limitação de forma como fibra de vidro, alumínio, madeira e aço  e que não conseguem atingir a qualidade das peças moldadas. Mas para que as peças possam atingir a forma deseja é preciso passar por alguns processos antes de tomar a forma do produto final que exigem precisão, beleza, durabilidade, resistência e opções de design.

 

Etapas de fabricação no processo Vacuum Forming

 

  1. Moldagem da lâmina / chapa plástica;
  2. Aquecimento da lâmina;
  3. Após atingir uma determinada temperatura a lâmina amolece, é levada ao molde e com auxilio de vácuo toma a forma do molde;
  4. Resfriamento acontece logo em seguida para dar rigidez ao termoplástico para que fique com a forma desejada;
  5. A finalização do processo acontece com o corte de bordas desnecessárias ou decorativas.

Os materiais plásticos mais utilizados para o processo de vacum forming  são o PSAI, ABS, PET, PEAD e PP.  Esta tecnologia é usada para a fabricação de pequenos objetos de plástico, como embalagens, pratos e copos descartáveis, cones de alto-falantes e grandes objetos como consoles, pára-choques e painéis.

 

Vacuum Forming

Confira nossos processos e produtos:

 

Produtos

Moldes de Injeção

Moldes de Sopro

Moldes de Termoformagem

Moldes de Rotomoldagem

Moldes para Injeção de Poliuretano

Protótipos de Moldes

Moldes para Fundição

 

 

Processos

Processo de Sopro de Peças Plásticas

Processo de Injeção de Peças Plásticas

Processo de Rotomoldagem de Peças Plásticas

Processo de Termoformagem de Peças Plásticas