Blog

Fabricação de Peças de Sopro

Fabricação de Peças de Sopro

 

Fabricação de Peças de Sopro – As peças plásticas são utilizadas diariamente e por todas as pessoas. De diversas formas e tamanhos elas possuem inúmeras funções em diversos setores como:  construção civil, de calçados, móveis, alimentos, lazer, automobilísticos, médico-hospitalar e etc. O setor de embalagens é um dos que mais explora esse material, devido o material plástico proporcionar diversas formas para os mais variados produtos. Também são levadas em consideração qualidades como: transparência, resistência e leveza.

 

Para a fabricação de uma peça de sopro, é preciso levar em consideração a sua finalidade, pois os plásticos são divididos em várias categorias e grupos, que podem ser utilizadas para várias aplicações diferentes. Os principais materiais são:

  • PET – polietileno tereftalato
  • PVC – policloreto de vinila
  • PP – polipropileno
  • PEBD/PELBD – polietileno de baixa densidade/polietileno linear de baixa densidade
  • PEAD – polietileno de alta densidade
  • PS – poliestireno

O processo de fabricação de peças de sopro

 

Este processo de sopro pode ser realizado de duas formas, sendo elas:

Injeção sopro (Injection blow): A pré-forma é injetada em um molde de injeção plástica, onde ela passará por um resfriamento que vai garantir a sua forma, após esse procedimento, a peça será posicionada no molde de sopro, onde será expandida e vai atingir a forma final desejada a serem empregadas em suas devidas funções para as quais foram fabricadas.

 

Extrusão sopro (Extrusion blow):  Através da máquina sopradora, o material plástico é amolecido e transformado em uma espécie de mangueira chamada parison, aplicado dentro de um molde e através da aplicação de ar comprimido em seu interior são obtidas as formas desejadas.

 

Os moldes podem ter somente uma ou múltiplas cavidades. A definição do numero de cavidades ocorre no desenvolvimento do projeto e ferramental considerando as características da máquina sopradora e a produtividade que se deseja atingir com o ele.

 

 

Confira nossos processos e produtos:

 

Produtos

Moldes de Injeção

Moldes de Sopro

Moldes de Termoformagem

Moldes de Rotomoldagem

Moldes para Injeção de Poliuretano

Protótipos de Moldes

Moldes para Fundição

 

 

Processos

Processo de Sopro de Peças Plásticas

Processo de Injeção de Peças Plásticas

Processo de Rotomoldagem de Peças Plásticas

Processo de Termoformagem de Peças Plásticas