Blog

Como os moldes de Vaccum Forming são produzidos

Como os moldes de Vaccum Forming são produzidos

Os moldes de Vaccum Forming são compostos de cavidades e câmaras de vácuo. Nas cavidades os moldes possuem vários furos que serão utilizados para aplicação do vácuo e moldagem do produto.

 

O processo de vacum forming tem início a partir de uma chapa de plástico que recebe aquecimento de forma que ela fique completamente mole.

 

Quando isso acontece, ela é puxada para o interior de um sistema a vácuo. Ali, a chapa que está aquecida tomará o formato daquele molde devido a ação do vácuo.

 

Peças pequenas podem ser fabricadas a partir de moldes de Vaccum Forming

 

Esse recurso é muito usado por aqueles que precisam fabricar peças pequenas de plástico como os cones de alto-falantes também embalagens, mas os moldes de Vaccum Forming não estão restritos a pequenas peças, pois tal tecnologia também é empregada na construção de consoles, painéis e para-choques.

 

De maneira geral, os moldes são fabricados em madeira ou em alumínio, mas o plástico mais usado na confecção da peça é o poliestireno de alto impacto. A grande vantagem é que independentemente do tipo de material empregado na confecção do molde, a peça poderá ter os mais diferentes formatos.

 

A transformação do plástico em molde acontece de forma tridimensional devido a ação da pressão e do calor no interior do molde.

 

Pressão e calor marcam a fabricação dos moldes de Vaccum Forming

 

Os moldes de Vaccum Forming, diferentemente do processo de drape forming, é feito a partir da pressão a que a placa é submetida pelo vácuo contra o molde ou, ainda, contra a caixa de molde que dependendo do tipo já estará aquecida.

 

Esses produtos estão em nosso mercado para atender necessidades específicas, porém eles são fabricados com o melhor custo benefício e, ainda, com uma fabricação que oferece não só qualidade como também agilidade em todo o processo.

 

A vantagem é que esse produto apresenta um custo relativamente baixo quando comparado aos demais moldes que são empregados em outros processos que visam realizar a transformação de produtos plásticos.

 

Os moldes de Vaccum Forming podem ser são feitos de resinas de poliéster e epóxi. No entanto, como já foi dito acima, para fabricação em grande escala, os moldes mais comuns são feitos de alumínio.

 

IBT Indústria de Moldes fabrica moldes de Vaccum Forming

 

Aqueles que precisarem de protótipos de moldes, moldes de sopro, moldes de injeção, moldes de termoformagem e moldes de rotomoldagem podem contar com a IBT Indústria de Moldes, pois somos uma empresa que oferece aos seus clientes soluções completas para o desenvolvimento não só de peças plásticas como também de moldes.

 

O melhor é que como contamos com um amplo portfólio isso faz com que o cliente escolha qual é o processo que ele quer que a sua peça seja fabricada e isso gera um menor custo e um maior benefício para o seu produto. Para saber mais, entre em contato conosco!

 

Confira nossos processos e produtos:

 

Produtos

Moldes de Injeção

Moldes de Sopro

Moldes de Termoformagem

Moldes de Rotomoldagem

Moldes para Injeção de Poliuretano

Protótipos de Moldes

Moldes para Fundição

 

 

Processos

Processo de Sopro de Peças Plásticas

Processo de Injeção de Peças Plásticas

Processo de Rotomoldagem de Peças Plásticas

Processo de Termoformagem de Peças Plásticas