Blog

Fabricação de Peças de Sopro

Fabricação de Peças de Sopro

 

Fabricação de Peças de Sopro – As peças plásticas são utilizadas diariamente e por todas as pessoas. De diversas formas e tamanhos elas possuem inúmeras funções em diversos setores como:  construção civil, de calçados, móveis, alimentos, lazer, automobilísticos, médico-hospitalar e etc. O setor de embalagens é um dos que mais explora esse material, devido o material plástico proporcionar diversas formas para os mais variados produtos. Também são levadas em consideração qualidades como: transparência, resistência e leveza.

 

Para a fabricação de uma peça de sopro, é preciso levar em consideração a sua finalidade, pois os plásticos são divididos em várias categorias e grupos, que podem ser utilizadas para várias aplicações diferentes. Os principais materiais são:

  • PET – polietileno tereftalato
  • PVC – policloreto de vinila
  • PP – polipropileno
  • PEBD/PELBD – polietileno de baixa densidade/polietileno linear de baixa densidade
  • PEAD – polietileno de alta densidade
  • PS – poliestireno

O processo de fabricação de peças de sopro

 

Este processo de sopro pode ser realizado de duas formas, sendo elas:

Injeção sopro (Injection blow): A pré-forma é injetada em um molde de injeção plástica, onde ela passará por um resfriamento que vai garantir a sua forma, após esse procedimento, a peça será posicionada no molde de sopro, onde será expandida e vai atingir a forma final desejada a serem empregadas em suas devidas funções para as quais foram fabricadas.

 

Extrusão sopro (Extrusion blow):  Através da máquina sopradora, o material plástico é amolecido e transformado em uma espécie de mangueira chamada parison, aplicado dentro de um molde e através da aplicação de ar comprimido em seu interior são obtidas as formas desejadas.

 

Os moldes podem ter somente uma ou múltiplas cavidades. A definição do numero de cavidades ocorre no desenvolvimento do projeto e ferramental considerando as características da máquina sopradora e a produtividade que se deseja atingir com o ele.